top of page

INFORMAÇÕES GERAIS

 

              O tratamento a proposta terapêutica em curso foi planejada para um período de (12)doze meses, cobrindo, em cada fase, diferentes aspectos da dependência química. Sendo assim, é importante que o programa seja integralmente realizado. Dependendo das especificidades de cada caso pode chegar ao Máximo de vinte quatro meses, (2 anos) sendo desenvolvido através de atividades ocupacionais e religiosa, baseados no tripé: laborterapia, espiritualidade e disciplina.

               É um processo simples e natural que conta com acompanhamento psicológico além da assistência individual, com alimentação saudável e regras de disciplina e organização, nesta fase com avaliação psicológica devida, será visto a necessidade da utilização de psicofarmaco no residente, caso positivo, o mesmo é encaminhado ao psiquiatra.

“Ao interromper por completo o uso de drogas, pode o residente, dependente químico, sofrer de síndrome de abstinência, sabendo em certos casos os mesmos terem de fazer uso de psicofarmaco por um determinado período, sempre baixando as dosagens, sempre que necessário e até a possível eliminação da medicação, sempre com acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Com isto as possibilidades de adaptação tornam muito melhor, evitando tantos abandonos de tratamento dos residentes, hoje na fase inicial.”  Isaías da Silva

 

TRIAGEM – ENCAMINHAMENTO À INSTITUIÇÃO:

 

            Informações preliminares: o encaminhamento à instituição é realizado, principalmente, por órgãos públicos do poder executivo que desenvolvem ações com os dependentes químicos, ou poder judiciário. Entretanto, existem casos onde a própria família ou o dependente entra em contato direto com a instituição.

Período: indeterminado.

Método: os dependentes são diagnosticados por médicos especialistas baseado no quadro clínico (psicológico e físico) do paciente e demais circunstâncias sociais. Após o diagnóstico o paciente é encaminhado para o tratamento em regime de internato.

 

1ª FASE – DESINTOXICAÇÃO E ADAPTAÇÃO:

 

             Informações preliminares: a desintoxicação ou abstinência é a fase onde o paciente se mantém longe de qualquer possibilidade de acesso às drogas sob supervisão médica.

Período: fisiologicamente esta fase dura poucos dias, porém a vontade de consumo pode persistir por meses, ou seja, entre trinta e sessenta dias, conforme o nível de dependência.

Método: processo simples e natural, dedicado com assistência individual de técnicos terapêuticos, alimentação saudável e regras de disciplina e organização. Pode ocorrer a utilização de medicações para reduzir o desconforto dos usuários ou mesmo minimizar as complicações médicas. A desintoxicação estabiliza o paciente o que permite o seu ingresso na próxima fase do tratamento. Esta fase sozinha tem mínimo impacto na dependência.

 

2ª FASE - RECUPERAÇÃO:

 

             Informações preliminares: é a fase do tratamento em que o paciente aprende como modificar seu comportamento para manter a abstinência.

Período: Muitos dos pacientes dependentes devem se manter em tratamento por um período longo em suas vidas, mesmo quando não estiver mais em regime de internato.

Método: ocorre o aproveitamento desenvolvimento de aptidões e habilidades naturais, com incentivo à educação formal, acompanhamento espiritual e o resgate e reconstrução dos valores perdidos. O recuperando è reconduzido aos poucos ao convívio da sociedade, participando de trabalhos preventivos em Escolas, igrejas, empresas, bairros, famílias e a comunidade em geral.

Filho Meu - Desafio Luz no Vale
00:0000:00
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

Estrada Quatro Colônias Norte, 5375 - Bairro Quatro Colônias - Campo Bom

bottom of page